segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

100 Balas edições 1, 2 e 3

Texto de Carlos Alberto.


Existe uma dupla nos quadrinhos bem conhecida mas que vale muito sempre lembrar; Brian Azzarello e Eduardo Risso são dois caras que estão fazendo um dos melhores quadrinhos dos últimos tempos, a já conhecida e aclamada série policial "100 Balas" dá sua cara por aqui no Espaço Vertigem.

Até onde você iria para conseguir vingança? Até onde se pode ir para conseguir justiça? O que é justiça? Existe mesmo? Em 100 Balas Brian Azzarello criou uma HQ que conversa sobre tudo isso de um modo cru. Você foi presso injustamente, ou que teve um membro de sua família ou amigo morto em algum acontecimento violento, então é encontrado por um homem chamado Agente Graves. Com ele, uma mala com provas irrefutáveis dos causadores do crime, uma arma e 100 balas não rastreáveis. Você pode em fim fazer justiça ao seu modo sem preocupação alguma de ser preso. Com cituações assim, você não faria sua própria justiça? Não cobraria sua própria conta com juros e correção?

No mundo em que Azzarello vive e retrata, uma Nova York de becos sujos com gangues e palavrões, drogas, mortes e acertos de contas, não existe espaço para ética. Cada um faz aquilo que lhe parecer certo. E Azzarello descreve essa cidade como quem faz uma música suja porém real quando se ouve. E Eduardo Riso dá vida aos personagens com desenhos vivos repletos de ângulos maravilhosos, um filme que se assiste nas páginas das revistas.

Não existem heróis nesta já aclamada série que te leva à um espaço Noir, somente a violência, caos e vingança são desenhadas, com ótimos diálogos que nos colocam nos filmes policias e de gângsters que tanto assistimos.

Para começar por aqui com os links para baixar 100 Balas; "Atire Primeiro, Pergunte Depois", 3 edições matadoras que contam a estória de Isabele “Dizzy” Cordova, uma garota que vai parar na cadeia e tem seu marido e filho morto por uma suposta retaliação de gangues, e tempos depois é encontrada pelo Agente Graves e acaba descobrindo problemas muito maiores que levaram a morte de seus entes queridos. A proposta é feita, Dizzy apenas tem que escolher em fazer justiça com as próprias mão ou não, e descobrir o que o destino lhe reserva.